quinta-feira, outubro 19

AZ Alkmaar 3 - Mágico BRAGA 0

"O Sporting de Braga entrou com o pé esquerdo na fase de grupos da Taça UEFA, depois de ter sido derrotado esta quinta-feira pelo AZ Alkmaar, por um concludente 3-0. Arveladze, Koevermans e Schaars apontaram os tentos do encontro disputado no DSB-Stadion, referente à primeira jornada do Grupo C.
Aposta na velocidade
Apesar de actuar fora de casa e mesmo tendo em conta o valor do adversário, o técnico do Braga, Carlos Carvalhal, não optou por uma formação demasiado defensiva, apostando na velocidade de elementos como Wender e Maciel para levar o perigo até ao último reduto do AZ. No centro da defesa, coube a Maurício a tarefa de substituir Nem, que havia sido expulso no jogo frente ao Chievo Verona. Do lado dos holandeses, Louis van Gaal não surpreendeu, com o destaque a ir por inteiro para o avançado Shota Arveladze, a atravessar um bom momento de forma.
Oportunidades repartidas
Como lhe competia, o AZ entrou mais pressionante e cedo assumiu as rédeas do encontro, com o Braga a optar por actuar em contra-ataque. O primeiro remate da partida pertenceu aos holandeses, aos nove minutos, mas o disparo de Demy de Zeeuw saiu ao lado da baliza à guarda de Paulo Santos. A resposta "arsenalista" surgiu aos 17 minutos e por pouco não resultou no tento inaugural, mas Maciel rematou à figura de Didulica quando se encontrava em boa posição.
Erro origina golo
Aos 24 minutos, Arveladze também esteve perto de fazer o gosto ao pé, valendo ao Braga o facto de o avançado georgiano ter atirado às malhas laterais após um cruzamento de Cziommer. A equipa portuguesa ripostou três minutos volvidos, quando Marcel assistiu na perfeição Wender, mas o extremo brasileiro errou novamente o alvo. O desperdício saiu bem caro aos visitantes, já que o AZ ganhou vantagem aos 37 minutos. Andrés Madrid efectuou um corte incompleto e a bola acabou por sobrar para o letal Arveladze, que não se fez rogado e bateu Paulo Santos. O Braga sofreu novo revés ainda antes do intervalo, com Hugo Leal a sair lesionado e a ceder o seu lugar a João Pinto.
Segundo lesionado
Sob o olhar atento do ex-treinador do FC Porto, Co Adriaanse, que assistiu ao encontro, o Braga quase deitava tudo a perder nos instantes iniciais da etapa complementar. Um mau passe em zona proibida permitiu a Dembélé alvejar a baliza bracarense, mas Paulo Santos evitou o pior. O azar voltou a bater à porta da equipa portuguesa aos 55 minutos, quando Wender também saiu lesionado, entrando para o seu lugar Cesinha. E se é verdade que o AZ baixou o ritmo do seu jogo na segunda parte, a eficácia holandesa voltou a fazer das suas aos 74 minutos, colocando praticamente um ponto final da discussão do resultado.
Entrar e marcar
Koevermans, acabado de ser lançado na partida, foi servido por Dembélé e teve tempo e espaço para tudo, acabando por rematar cruzado e sem hipóteses para Paulo Santos. A passividade do último reduto do Braga não se ficou por aí e o preço a pagar redundou no 3-0, aos 82 minutos. Koevermans esgueirou-se no lado direito e cruzou ao segundo poste, onde surgiu Schaars a levar a melhor sobre Luís Filipe e a empurrar para o fundo da baliza. O Braga ainda tentou atenuar o desaire nos instantes finais, mas sem efeitos práticos.
Liberec no horizonte
O conjunto "arsenalista" volta a entrar em campo no dia 2 de Novembro, altura em que recebe o Slovan Liberec na segunda jornada do agrupamento. Quanto ao AZ, visita o terreno dos suíços do Grasshoppers."
Crónica via UEFA.com
Resta-nos aguardar o regresso da Magia Bracarense que tão bons resultados nos tem dado ultimamente! Estamos plenos de confiança!

  

referer referrer referers referrers http_referer